sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SISMO E ERUPÇÃO VULCÂNICA OBRIGA EVACUAÇÃO DAS ILHAS CANARIAS













Canárias: Sismo obriga a evacuação por prevenção, mas população e autoridades preparam-se para o pior cenário. Em El Hierro já houve mais de oito mil sismos desde Julho
Fonte: tvi24

A ministra da Defesa espanhola enviou um pelotão do Exército para as Ilhas Canárias, depois da terra ter tremido esta quarta-feira de madrugada. Desta vez, o epicentro foi muito à superfície.

Às 3:59 foi sentido um sismo de magnitude 2.3 na escala de Richter a apenas dois quilómetros de profundidade em El Hierro. Até às 8:30, as autoridades registaram 22 movimentos sísmicos, que oscilaram entre 1,6 e 3,3 na escala de Richter, segundo dados a que o El País teve acesso.

Até ao momento, já foram retiradas 53 pessoas de El Hierro e o túnel que liga as duas principais cidades da ilha está cortada, mas a protecção civil tem um plano para evacuar a ilha: quatro mil pessoas em quatro horas. Para isso, já estabeleceu contactos com as companhias aéreas e marítimas que operam na ilha.

Há muito que as campainhas de alarme soaram no Instituto Geográfico Nacional. Desde Julho já houve mais de oito mil sismos, mas apenas 15 foram sentidos pela população que ronda da ilha. Já na sexta-feira, as Canárias lançaram o alerta para o aumento da actividade vulcânica.

Em El Hierro vivem cerca de dez mil pessoas que assistem resignadas. Afinal, não se pode mudar a natureza.

Vulcão das Canárias aumenta atividade sísmica

A atividade sísmica de El Hierro, vulcão das Canárias, aumentou significativamente esta noite, obrigando ao desalojamento de 53 pessoas (inicialmente estava previsto 3000) e ao encerramento do túnel que liga as duas principais cidades da ilha.

Até às 8h30 contabilizaram-se 22 movimentos sísmicos em El Hierro que oscilaram entre os 1,6 e os 3,3 graus da escala de Richter. O de maior intensidade detetou-se às cinco horas e atingiu os 3,3 graus. Localizou-se a 15 quilómetros de profundidade nol sudoeste do município de Frontera.

Plano para evacuar a 4.000 pessoas em quatro horas

Cientistas do Instituto Geográfico Nacional percorrem as povoações de El Hierro para explicar o quo pode acontecer, acalmar a ppopulação e responder às suas dúvidas. Além disso, a Proteção Civil das Canárias preparou um dispositivo para, no pior dos casos, evacuar 4.000 pessoas em quatro horas. Já contactou com a marinha e as linhas aéreas que operam nas Canárias para o caso de erupção.

Ilha das Canárias evacuada na expetativa de erupção vulcânica

A ilha espanhola de El Hierro, nas Canárias, está em alerta e à espera de uma erupção vulcânica. Esta noite, mais de cinquenta residentes e turistas receberam ordem de evacuação. Há, entretanto, um plano de emergência preparado para retirar até quatro mil pessoas em 4 horas. Desde meados de Julho que El Hierro foi abalada por mais de 8000 sismos.2011-09-28 14:36:10
Observe na imagem abaixo, o quadro “H” – onde está o Brasil
(risco de tsunami)

Nenhum comentário:

Postar um comentário