segunda-feira, 16 de maio de 2011

TERREMETO DE 6.0 GRAUS ATINGE A COSTA BRASILEIRA SEM CAUSAR DANOS

Um terremoto de 6.0 graus de magnitude atingiu o litoral brasileiro na manhã de domingo (15/05/2011) as 10h03min no horário de Brasília, sem nenhum risco de tsunami. O epicentro do tremor, considerado forte, foi localizado a cerca de 1270 Km de distância da costa de Natal-RN, cerca de 895 km de Fernando de Noronha.

O tremor não foi sentido nos estados do nordeste brasileiro e nem em Fernando de Noronha.

Após o tremor, um boato de que um tsunami estava se aproximando se espalhou por Natal, causando preocupação na população. O governo veio a publico desmentir a informação e tranqüilizar as pessoas.

A região do tremor é o encontro entre duas placas tectônicas e por isso são comuns tremores na casa dos 5.0 graus e 7.0 graus. O mais forte até hoje foi um tremor de 7.1 graus na mesma região do tremor deste domingo.

E os tremores continuarão ocorrendo. Mas as pessoas não devem entram em pânico.

Esse tremor não tem força p/ provocar um tsunami. Para se formar um tsunami, é preciso um terremoto forte beirando os 8.0 graus ou mais. As placas vão fazer pressão uma contra a outra e quando houver o rompimento uma das placas deslocará um grande volume de água formando o tsunami. Vejam o exemplo neste vídeo

Como as placas Sul-americanas e Africanas estão se afastando, o risco desse fato ocorrer é mínimo. http://www.apolo11.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário