sexta-feira, 11 de março de 2011

TERREMOTO NO JAPÃO

Um intenso terremoto de 8.9 graus de magnitude atingiu a região leste de Honshu, no Japão. O evento equivale à detonação de 16 mil bombas atômicas e as primeiras imagens mostram carros e casas levadas pelo tsunami que seguiu o tremor.




Desligue o player da radio do blog e assista ao video
De acordo com dados recebidos da Rede Sismográfica Global (Iris-GSN), o mega terremoto de foi registrado ao leste da costa de Honshu, no Japão, as 02h46, pelo horário brasileiro (11/03/2011). O tremor ocorreu a 10 quilômetros de profundidade, abaixo das coordenadas 38.00N e 142.90E, cerca de 130 km de Sendai, 178 km de Fukushima e 373 km da capital Tóquio.

Pelo menos 18 países estão sob alerta de tsunami, incluindo as ilhas do Havaí, costa oeste do Alasca, Papua Nova Guiné e costa oeste dos EUA. Também está sob atenção a costa oeste sul-americana.

Imagens de TV retransmitidas pela rede CNN (acima) mostram as ondas gigantes levando carros e casas nas localidades costeiras japonesas. As cenas também mostram diversos incêndios em refinarias, mas ainda não há informações sobre danos em usina nucleares.

Este é o maior terremoto sofrido pelo Japão na Era Moderna e apesar do país ser altamente preparado para eventos desse tipo, a magnitude do tremor é tamanha que os danos deverão ser incalculáveis.

Um terremoto de 8.9 graus de magnitude libera a mesma energia que a detonação de 16 mil bombas atômicas similares a que destruiu Hiroshima em 1945, ou a explosão de 10 bilhões de toneladas de TNT.

Importante: Esta notícia pode sofrer alterações ao longo do dia http://www.apolo11.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário