segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

MORADORES DE NOVA FRIBURGO SENTIRAM A TERRA TREMER

A NOTICIA ESTÁ NO SITE http://www.apolo11.com/  E É BOM FICAR DE OLHO
Moradores do distrito de Boa Esperança, localizado em Nova Friburgo, informaram que diversos habitantes sentiram o chão tremer. Em entrevista ao portal R7, a moradora Melissa de Almeida, que esteve no local após o deslizamento, a sensação era como se bombas de festa junina estourassem sob o chão das casas. De acordo com Melissa, moradores relataram diversos estalos também no interior das casas.

É importante notar que não foi registrado qualquer abalo sísmico na região. Essas micro acomodações de solo são bastante comuns após grandes desmoronamentos e muitas vezes são relatadas por populações localizadas a mais de 50 km do local do evento. Normalmente, são provocados por leves ou profundas distorções no nível do solo, que precisa se deslocar para suportar gigantescas cargas de rochas e terra sobre locais que antes eram destinados a leitos de rios, túneis e galerias pluviais.

Por outro lado, não se pode descartar a hipótese de que o desmoronamento tenha induzido tensões em seções da falha geológica BR 42, por onde as cidades da região serrana estão encaixadas, mas a possibilidade de que isso tenha ocorrido é muito pequena, uma vez que apenas moradores de uma mesma localidade relataram o fato, reforçando a hipótese de ter sido um acomodamento natural do solo. http://www.apolo11.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário