segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

FRIO GLACIAL CONTINUA A AFETAR O HEMISFÉRIO NORTE


A forte onda de frio que atinge vários países do Hemisfério Norte continua a causar problemas para a população e preocupar as autoridades. Na Europa, as temperaturas glaciais levaram o caos ao sistema de transportes, com centenas de voos cancelados, trens parados e estradas em difíceis condições de uso, enquanto na China o frio congelou as águas do porto de Tianjin, o terceiro maior do país e que serve à capital Pequim.

Na Alemanha, o gelo na pista fez um avião da Air Berlin derrapar no aeroporto de Nuremberg e ficar preso na neve, mas ninguém ficou ferido. Já no aeroporto de Frankfurt, o mais movimentado do país, cerca de 200 voos foram cancelados. Enquanto isso, uma fila de mais de 500 caminhões se formou numa auto-estrada na fronteira com a França. Também foram registrados centenas de acidentes nas estradas do país, deixando inúmeras pessoas feridas.













No Reino Unido, por sua vez, o mau tempo provocou o cancelamento de pelo menos 50 voos no aeroporto londrino de Heathrow. Já a Eurostar, que administra a ligação ferroviária entre a capital inglesa e Paris, informou estar funcionando com apenas dois terços de sua capacidade. A empresa pediu que as pessoas viajem apenas se for estritamente necessário. Na noite de sexta para sábado, as temperaturas no país chegaram a ficar abaixo de -14ºC, informou o serviço meteorológico britânico, que prevê a pior onda de frio no país em 30 anos. Apesar disso, o primeiro-ministro Gordon Brown garantiu que não vai faltar gás para aquecimento dos lares, embora o fornecimento já tenha sido reduzido para cerca de 100 grandes consumidores industriais.

Na França, os aeroportos de Toulouse, Lourdes, Lyon, Brest e Lorient foram fechados, enquanto um número não revelado de vôos sofrem atrasos nos aeroportos Charles de Gaulle e de Orly, em Paris. Já a empresa ferroviária SNCF informou que seus trens estão circulando com velocidades bem abaixo do normal devido à neve, o que também está provocando atrasos no serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário