sábado, 13 de abril de 2013

A BIBLIA FALA DE UM GRANDE TERREMOTO MUNDIAL, SERÁ QUE ESTAMOS NOS APROXIMANDO DELE?

Este gráfico mostra os terremotos ocorridos em todo o mundo com magnitude de 6 a 8 graus na escala de Richter. São dados obtidos pela USGS - U.S. Geological Survey desde o ano 1900.

Desde 1999, nota-se um aumento significativo na frequência de terremotos acima de 6 graus.
Este aumento brutal faz eco nos antigos registros religiosos quando referiam que "terremotos irão ocorrer em vários lugares" á medida que a Humanidade se aproxima do ciclo final. São as transformações em curso.

Terremotos e as profecias bíblicas

"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes" (Lc 21,11)

"e haverá terremotos em diversos lugares, e fome. Isto será o princípio das dores." (Mc 13,8)

"Depois disso, o anjo tomou o turíbulo, encheu-o de brasas do altar e lançou-o por terra; e houve trovões, vozes, relâmpagos e terremotos." (Ap 8,5)

"Houve, então, relâmpagos, vozes e trovões, assim como um terremoto tão grande como jamais houve desde que há homens na terra." (Ap 16,18)

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas. Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra." (Lc 21,25-26)
Sismicidade Brasileira
Mapa das falhas geológicas no Brasil
A idéia propagada por muito tempo de um Brasil essencialmente estável, livre da ocorrência de terremotos é errônea. A sismicidade brasileira é modesta se comparada a da região andina, mas é significativa porque aqui já ocorreram vários tremores com magnitude acima de 5,0 indicando que o risco sísmico em nosso país não pode ser simplesmente ignorado.

 
Mapa demonstrativo dos terremotos em território brasileiro
Magnitude:
>= 6.5
5.5 - 6.4
4.5 - 5.4
3.5 - 4.4

Intensidade
>= IV
<= IV

Zonas de sismos profundos

Dezenas de relatos históricos sobre abalos de terra sentidos em diferentes pontos do país e eventos como o do Ceará (1980/mb=5.2) e a atividade de João Câmara,RN (1986/mb=5.1) mostram que os sismos podem trazer danos materiais, ocasionar transtornos à população e chegar, em alguns casos, a levar pânico incontrolável às pessoas.

Afortunadamente, tremores maiores como o de Mato Grosso (1955/mb=6.6), litoral do Espirito Santo (1955/mb=6.3) e Amazonas (1983/mb=5.5) ocorreram em áreas desabitadas.

Mas os terremotos podem surgir a qualquer momento e em qualquer lugar. Assim, não é impossível que algum dia um sismo de conseqüências graves acabe por atingir uma cidade brasileira. A sismologia ainda não consegue predizer com sucesso os terremotos, eles podem acontecer a qualquer hora e lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário