quarta-feira, 30 de setembro de 2009

EFEITO CLIMÁTICO OU FRUTO DA GANÂNCIA DOS RICOS? E O PIOR QUE É SÓ O COMEÇO!




Tempestade tropical Fred pode virar furacão nas próximas 36 horas


De acordo com informações de meteorologistas, juntamente com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, a tempestade tropical Fred, que se formou no leste do Oceano Atlântico, tem potencial para se tornar um furacão dentro das próximas 36 horas.
O fenômeno ganhou força nesta terça-feira com ventos sustentados de até 80 quilômetros por hora, mas sem ameaçar de imediato nenhuma localidade. Tempestades tropicais se tornam furacões quando seus ventos sustentados chegam a 119 quilômetros por hora.
Às 06h (horário de Brasília) da terça-feira, o centro de Fred estava cerca de 460 quilômetros a sudoeste da ilha mais ao sul das Ilhas de Cabo Verde, e se movia a oeste a cerca de 24 quilômetros por hora. Uma virada gradual a oeste-noroeste e noroeste, com diminuição na velocidade de deslocamento, está prevista para os próximos dois dias, afirmou o centro.
A rota do Fred deve mantê-lo longe do Golfo do México, onde se situam as operações de petróleo e gás norte-americanas. Esta é a sexta tempestade tropical batizada na temporada de 2009 na região caribenha, que vai de junho a novembro.


Dez mortos por tornado na Argentina



A Província argentina de Misiones, vizinha de Brasil e Paraguai, foi castigada com a passagem de um forte tornado na região, na madrugada desta terça-feira. Os fortes ventos deixaram 10 pessoas mortas e mais 50 feridas. Entre os mortos estão sete crianças. Mais 12 estão entre os feridos, internados em estado grave.
Santa Rosa, em San Pedro, que fica a 50 quilômetros do Brasil, foi a cidade mais atingida com o tornado. Por lá, as fortes chuvas ainda castigam a população, que está sendo resgatada e retirada da região. Cidades vizinhas, como Tobuna e Poço Azul, também sofreram bastante com os fortes ventos.
O caos é tanto que alguns imóveis chegaram a desaparecer, como admite o diretor da Defesa Civil local, Ricardo Veselka Corrales. Ele ainda fala que as cidades têm postes e árvores caídas. Todas as equipes da Defesa Civil e das forças de segurança estão sendo direcionada na ajuda do resgate as vítimas do tornado.
O prefeito Orlando Wolfarte, se mostrou surpreso com o tornado ao falar com emissoras de rádio da Argentina. "Havia na colônia Santa Rosa um centro de saúde inaugurado há três anos, e ele desapareceu", destacou Wolfarte.


Nova tempestade está se aproximando das Filipinas

Meteorologistas afirmaram que uma nova tempestade está se formando no Oceano Pacífico e deve entrar em águas filipinas na próxima quinta-feira, aproximando-se um pouco depois do norte da ilha de Luzon.
O anúncio acontece dias depois que o tufão Ketsan atingiu o país deixando 240 pessoas mortas. O fenômeno gerou mais chuvas em 24 horas do que o esperado para o mês em Manila e áreas próximas.
Cerca de 80% da cidade de 15 milhões de habitantes ficou inundada. Autoridades estimam que os danos da tempestade somam até o momento 50 milhões de dólares. Mais de 1,8 milhão de pessoas foram prejudicadas e 375 mil abandonaram suas casas e se refugiaram em abrigos.
A contagem de mortos pode subir já que há mais informações chegando de áreas mais remotas. O Ketsana deve se aproximar da região central do Vietná no fim desta terça-feira, e as autoridades ordenaram a retirada de pelo menos 170 mil pessoas.

Tufão atinge Vietnã e mata 32 pessoas

Após deixar um rastro de destruição nas Filipinas, com 246 mortos, o tufão Ketsana atingiu a região central do Vietnã, nesta terça-feira.
Cidades e vilarejos ficaram inundados, residências e linhas telefônicas foram gravemente danificadas.
Cerca de 170 mil pessoas estão desabrigadas e o número de mortos chegou a 32.
Segundo autoridades locais, o prejuízo decorrente da tempestade pode chegar perto de US$ 100 milhões.

Mais de cem mortos após passagem de terremoto e tsunami na Oceania
A polícia de Samoa Americana, na Oceania, confirmou que passam de cem pessoas mortas, após a passagem de um terremoto, que gerou tsunami. Até o momento, foram registradas 100 mortes em Samoa e 14 em Samoa Americana. As ondas chegaram à seis metros de altura. O forte terremoto, de magnitude 7,9, que atingiu a região de Samoa, na tarde desta terça-feira. De acordo com a escala Richter, um tremor de magnitude 7,9 é considerado grande, podendo provocar danos em zonas mais vastas.O terremoto, cujo epicentro localiza-se a 208 quilômetros da capital de Samoa, ocorreu por volta das 6h48 locais, 14h48 de Brasília. Segundo uma rádio local, centenas de casa foram destruídas.
"O centro de visitantes do Parque Nacional de Samoa Americana e seus escritórios parecem ter sido destruídos completamente", disse Mike Reynolds, superintendente do Parque Nacional de Samoa Americana.
Ainda não se sabe a proporção dos estragos nem o número exato de mortos, mas foi confirmado pelo Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico que o tsunami foi potencialmente destrutivo para as ilhas próximas ao epicentro do abalo.
Os alertas de tsunamis foram emitidos para Nova Zelândia, Samoa Americana, Havaí, Papua Nova Guiné e outras pequenas ilhas do Pacífico, segundo informou o centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário